segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vivam os Comics: Aline

Publicado por 
(Agradeço a tip à minha colega poly-friendly A.L., que sempre se interessou pela forma como eu vivo sem me fazer sentir um bicho no jardim zoológico, e ainda me tenta apoiar discretamente onde pode e sabe).

Aline não é exactamente uma personagem de romance, mas é uma personagem de banda desenhada, o que vai dar ao mesmo. Ou melhor ainda, dependendo dos gostos.

Aline tem dois namorados. Partilha apartamento, cama e mesa com ambos. Os pequenos percalços do quotidiano são-nos mostrados com ligeireza mas não sem ironia e, para aqueles que vivem uma relação não-monogâmica (não necessariamente no modelo de Aline), está sempre presente a cada página o sentimento de que o autor acerta mesmo na "mouche"... Aline é incrivelmente normal. Não é uma heroína corajosa que enfrenta aventuras estranhas em que os seus dotes disto ou de aquilo se tenham de evidenciar. É uma mulher jovem igual a tantas outras. Com confiança q.b., com insegurança humana, com um quotidiano normalíssimo que partilha não com um mas com dois namorados. Não filosofa sobre o seu modo de vida nem questiona o seu desejo em termos morais. Nada nos indica que seja uma pessoa amoral ou o contrário. É simplesmente irrelevante para a história ser interessante ou para a personagem ser consistente.

Quero conhecer mais gente assim, principalmente mulheres. Gente que viva bem com o seu desejo e sem problemas morais herdados de outrem (
que tenha só os próprios problemas morais, digamos assim...), que entre em contacto comigo. Urgentemente.

Esta série, Aline, do autor Adão Iturrusgarai, é publicada pela Devir.
Para saber mais: Press release da Devir, Site Oficial de Iturrusgarai, e uma boa colecção de links sobre Aline (entrevistas ao autor, críticas,...).

Enjoy!!
(post original aqui)

Sem comentários: