segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Index: coisas que me irrita ouvir a propósito de poly

Publicado por 

Uma lista de coisas que me irrita ouvir/ler a propósito de poliamor. Este artigo vai ser um WIP (work in progress). Infelizmente há mais, muito mais, simplesmente tenho de me ir lembrando. Ou os queridos leitores podem completar a lista via comentários.

Claro que são frases irritantes, não porque quem as diz tenha má intenção, mas porque reflectem desinformação ou tabula rasa pelo mainstream na nossa sociedade.

Todas as frases acompanhadas dos meus comentários desbragados e nem sempre pacientes. Dêem-me uma abébia com o tom chico-esperto deste post, mas nem sempre consigo fazer profissão de tolerância.

**** "os casais poli" ou os "casais que optam pela filosofia do poliamor" ***
(Antidote dixit: Começa bem, a confusão entre poly e casais. Parece que o único modelo poli possível e existente é o casalinho "normal", paradigmático, com uma relação aberta para dar umas quecas sem ninguém saber, nem sequer o padeiro... há vida inteligente para além do casal, sabiam?)...

**** "há muito mais polys no meio gay/LGBT" ***
(Antidote dixit: depende de que lado da barricada se está e quem se quer demonizar. Há LGBTs que acham o contrário)

**** "há muito mais polis no meio hetero" ***
(poooois... vede a frase acima, acerca do meio queer/LGBT.... e também há mais polis entre os americanos, os zulus, a terceira idade, a juventude, os pizzeiros, as tias de Cascais, os esquimós, os estudantes de filosofia, os arrumadores... principalmente se a gente viver com o nariz enfiado no próprio umbigo e não vir mesmo nada do que se passa nossa volta)

**** "o poliamor é fixe por causa de as pessoas poderem exprimir a sua sexualidade livremente" ***
(Antidote dixit: Claro, está-se mesmo a ver que a sexualidade define uma relação. Há sexo, pode haver relação. Não há sexo, é uma amizade-zinha-zeca... E porque é que se precisa de um enquadramento poli ou não para exprimir a sexualidade, essa chata que se recusa a deixar enquadrar??? Meus senhores, que atados sois!! A sexualidade vive-se e pronto, não é preciso exprimir, espremer, enquadrar, complicar!)

**** "eu acho que sou poli porque me consigo imaginar a ter relações com mais do que uma pessoa" ***
(Antidote dixit: pois, como quase toda a gente. E já agora, consegues imaginar as tuas relações a terem relações com outras pessoas debaixo do teu nariz??? E consegues viver com isso? A tua namorada aos pulos com outro e a gostar enquanto tu tens de te agarrar ao Benfica a levar uma abada duma equipa qualquer da terceira divisão porque não há mais nada na televisão? Vou ser crucificada por isto – venham, venham! - poli é para quem pode, não é para quem quer!)

Sem comentários: